Três alimentos veganos que não podem faltar na sua despensa

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13 13+00:00 março 13+00:00 2021

Três alimentos veganos que não podem faltar na sua despensa

Muitos alimentos veganos são muito deliciosos, mas será que são saudáveis?

Ser vegano não necessariamente é sinônimo de ser saudável. Hoje existem muitas “opções veganas” no mercado para substituir alimentos de origem animal, mas muitas delas cheias de componentes químicos que acabam prejudicando nossa saúde. 

Por isso, hoje indicamos três alimentos fundamentais para a alimentação vegana que são ricos em nutrientes e contribuem para o bom funcionamento do nosso organismo. 

Do grupo das leguminosas o escolhido é o feijão

Para responder a clássica pergunta “Mas e as proteínas?” temos o variado grupo das leguminosas. Elas são: lentilha, grão de bico, ervilha, soja e os feijões. 

Seja carioca, preto, fradinho, branco entre outras variedades menos conhecidas, os feijões são baratos, fáceis de preparar e altamente nutritivos. Trata-se de uma fonte de ferro, potássio, magnésio, zinco, fósforo, cálcio e cobre, além de vitaminas como B1, B2, B3 e B9. 

E o que tudo isso traz de benefício?

O feijão favorece o sistema nervoso, assegura o bom funcionamento da medula óssea, contribui para o crescimento de crianças e adolescentes e, ainda, auxilia na restauração de tecidos.

Do grupo dos cereais a que ganha destaque é a aveia:

Ricas em fibras e proteínas, a aveia pode ser utilizada de diferentes formas, sendo uma delas na produção de leite vegetal. Bem simples de fazer e consumir, o leite fica repleto de nutrientes como vitaminas do complexo B, vitamina E, zinco e silício. 

Com as fibras da aveia o organismo mantém a liberação de insulina regularizada, absorvendo a glicose de pouquinho em pouquinho. E as fibras do tipo betaglucana reduzem a absorção do colesterol da dieta e inibem a produção dessa gordura pelo próprio organismo. 

E do grupo das verduras destacamos a couve.

Os vegetais verde-escuro são importantes para a alimentação vegana pois são ricos em diversos nutrientes e fazem super bem para o nosso organismo. Entre outros nutrientes a couve tem e ácido fólico, vitamina c, lecitina e glicosinolatos, um componente fitoquímico natural que fortalece o sistema imunológico.

Com todos esses nutrientes a couve gera ação anti-inflamatória, regula os hormônios, melhora o humor, diminui os níveis de colesterol e, ainda, tem cálcio e magnésio, uma dupla perfeita para fortalecer a massa óssea. 

Se você chegou até aqui ganha uma dica extra. 

Uma das dificuldades em manter o seu cardápio vegano é a substituição do ômega-3 de origem animal. Uma boa dica é consumir sementes de chia e linhaça e manter uma alimentação mais natural e integral que geram uma melhor conversão desse ácido graxo no organismo. 

 

Cuide da sua saúde. Conte com a Verbena Manipulação.

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